Assim se cumpre em mim a lei de talião (15ª Parte)

Atravessamos a densa barreira de árvores e, do outro lado, divisamos uma extensa pradaria, povoada com manadas de vacas que pastavam pachorrentamente sob um céu azul sem nuvens. Quando mirava horizonte em todas as suas direcçoes, o mais longe que a minha vista podia albergar, não via nada a não ser montes de pradarias verdejantes que pareciam esconder-se uns aos outros, limitados pela barreira de árvores que servia de fronteira entre a praia e a pradaria. O Homem Orquestra tocava uma sinfonia primaveril, adequada aquela paisagem. Observei-o com atenção. Não podia ter alma, pois não tinha olhos para a espelhar era um homem-máquina extraordinário, desenhado por um dos grandes mestres arquitectos do inferno ou da divisão da vida em que me encontrava, mas pelo que tinha visto até ali apenas lhe poderia chamar isso. Já antes tentara fazer o Homem Orquestra reproduzir os sons que eu queria ouvir, mas ele seguia tocando a sua melodia, creio eu, sem se aperceber da minha presença. Quando queria começava a tocar muito alto um belo som e nesse momento tornava o Rei Sinfónico do momento e até os pássaros se acercavam dele emocionados. Tentei apanhar esses pássaros para perceber que tipo de alma tinham e porque estavam ali, escravos daquela plataforma. Fugiram e por isso decidi aproximar-me de uma vaca, subindo a pradaria, o Homem Orquestra acompanhou-me tocando uma música de suspense, o que me deixou impressionado. Podia ele ter-se apercebido de que eu podia fazer uma grande descoberta? E por isso começou a tocar aquela melodia? Olhei-o espantado e continuei a avançar abanando a cabeça, tentando perceber aquele estranho aparelho. Aproximei-me da vaca e olhei-a com carinho, tocando-lhe no dorso. Ela gostou que eu a afagasse e as outras aproximaram-se de mim. Olhando-a na superficie do seu olho esquerdo, vi o reflexo de um homem gritando, como se tivesse aprisionado, saltando e acenando-me. Começou a gritar-me e eu ouvi-o dizer que era um pecador terreno assim condenado a sofrer, podendo apenas lamentar-se com um pouco sonoro uivo através dos olhos de uma vaca. Através do outro olho apareciam imagens dos pecados cometidos em vida. Esse homem cometera vários crimes infames e sangrentos, a sua alma tinha agora que os ver até à eternidade. Odiei esse malvado criminoso, mas ao olhar novamente para o olho esquerdo, vi que o homem que nesse homem aparecia sofria dores horripilantes dentro daquela alma. Todas aquelas vacas que de volta de mim se reuniram, espelhavam nos seus olhos imagens de pecado e de sofrimento. Todos eles eram criminosos. Uma das vacas espelhava as imagens de um homem que se fizera explodira numa escola para crianças. Todas as vacas pareciam existir apenas, comendo e dormindo mecanicamente, enquanto dentro delas uma alma fervia em dor. Olhei toda aquela pradaria e vi todas aquelas vacas que ali pastavam e comoveu-me o número de criminosos da Terra. Chorando, voltei para a praia, completamente desapaixonado pela raça humana, deitei-me de novo na areia e o Homem Orquestra tocava uma melodia melancólica, enquanto as vacas baixaram a cabeça e rapidamente se equeceram da minha presença, pelo menos nas suas atitudes físicas. A alma da vaca sentira-me e eu tinha a certeza disso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contos Eróticos de Fernando Bacalhau (Alexandra Lencastre)

Dicionário com palavras pessoais

As Mais Belas Palavras da Língua Portuguesa